29 September 2011

Como Fazer Geleia de Amora :: How to Make Blackberry Jelly







Afinal Setembro foi um mês óptimo para apanhar amoras silvestres. Fiz duas vezes geleia — uma só de amora e outra de amora e maçã (as maçãs têm muita pectina, o que ajuda à gelificação) — e decidi documentar o processo. Digitalizei a receita de geleia do Pantagruel da minha avó (ed. 1952); se quiserem saber mais sobre a forma como eu faço conservas, podem ler o meu post sobre doce de framboesa.

After all September turned out to be a great month to pick wild blackberries. I made jelly twice — the first time I only used blackberries, later on I added cooking apples to the mix (they're high in pectin, which helps the jelly set) — and decided to document the process. The first image shows a basic jelly recipe from a classic Portuguese cookery book, the Pantagruel (I've got my grandmother's copy from 1952) but there's a great recipe in Pam Corbin's preserves book. If you want to know more about how I go about preserving fruit, you can read my post on making raspberry jam.

(photos: Constança Cabral)

3 comments:

  1. Tua sensibilidade é tocante, Constança. Que coisa linda a maneira como documentastes tudo. Deu-me água na boca. Fui levada a décadas passadas, na casa de minha avó materna, D.Trinidad, que era espanhola. Ela não fazia geléias, mas fazia uns molhos de tomate de uma maneira única e lembro-me deles guardados na antiquíssima geladeira. Todas estas imagens me vieram à mente, ao ler teu post. Obrigada por fazeres surgirem lágrimas felizes aos meus olhos. Abraço

    ReplyDelete
  2. Adorei a técnica antiga, usando as cadeiras ;)

    ReplyDelete

Thanks for your comment; do come again soon!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...